Beneficios das Massagens nos Pés

18/02/2014 12:30
 
 
 
 

Origem das Massagens nos Pés

 

As massagens nos pés ou reflexologia podal têm origem oriental. O exercício de massagear os pés, remota há mais de 3.000 anos atrás, e é utilizado na prevenção e cura de muitas doenças. Há quem diga que, as massagens nos pés tiveram origem no antigo Egipto, devido a achados arqueológicos daquela data em desenhos de arte rupestre, mas todos são unânimes em afirmar quantos aos resultados benéficos e de cura que as massagens nos pés provocam nas pessoas.

Os princípios das massagens nos pés, baseiam-se na premissa de que, a rede de meridianos  dos pés estão conectados a todos os tecidos, órgãos e células do nosso corpo. Cada órgão do corpo é ligada a um ponto específico dos nossos pés, através da intermedição  de 300 nervos.

As massagens nos pés, são boas para estimular a atividade dos órgãos internos, e melhorar a circulação sanguínea e linfática. O nosso bem estar superior, pode ser obtido através das massagens nos pés...... 

Para nós ocidentais, o pé nada mais é que um amontoado de ossos com ligamentos e articulações, aliás, visão que  ainda hoje é compartilhada por grande parte da medicia alopática ocidental. Felizmente, a prática e a necessidade cada vez maior de massagearmos nossos pés, vem ganhando popularidade e aceitação, como um tratamento de saúde alternativa. Seguidores cada vez em maior numero desta prática,  acreditam que as massagens nos pés  podem curar não só resfriados e doenças menores, mas doenças mais graves também. Estas doenças incluem disfunção hepática, problemas de constipação, dores de cabeça crônicas, alergias de pele, etc

Como a maioria das técnicas médicas orientais, as massagens nos pés são entendidas como um tratamento holístico, cujo principio  focaliza-se  em tratar a pessoa inteira, e não apenas os sintomas de uma determinada doença.

Enquanto a medicina ocidental promete rápida recuperação de todos os sintomas desagradáveis, as massagem nos pés é uma terapia lenta e gradual, necessitando de tempo para para fortalecer o corpo e  trazê-lo de volta ao equilíbrio.

A massagem nos pés, não é apenas um exercicio prazeiroso. Contribui, também, para a saúde e bem-estar. Como já afirmado aqui, a maioria dos nervos sensoriais de nossos órgãos internos estão localizados nos nossos  pés. Os nossos pés, são  um mapa detalhado do nosso corpo e, através deles, podemos tratar quaisquer doenças de saúde massageando e pressionando pontos meridianos que correspondem a órgãos específicos, resultando no envio de energia para eles. A reflexologia , massagem tradicional nos pés foi desenvolvida para promover a saúde física e psicológica. É uma terapia complementar, destinada a ser utilizada ao lado de cuidados médicos convencionais e não como um substituto dos mesmos.

As massagens  nos pés, são consideradas  como um dos exercicios mais incrivelmente relaxantes  que podemo-nos  dar a nós  mesmos. A estrutura sensorial dos pés é tão importante no funcionamento do nosso organismo, que é possível, aos reflexologistas mais experimentados,  determinar a causa de algumas doenças que nos afetam, apenas  pela pressão exercida sobre diferentes lugares de energia de um único pé. 

 

A terapia das massagens nos pés, é baseada na premissa de que, as zonas do pé correspondem às diferentes áreas do nosso corpo. As nossas zonas de nervo ou pontos reflexos, vão desde o fundo dos nossos pés até o topo da nossa cabeça, abrangendo todos os órgãos vitais do percurso. Estas zonas, correspondem aos  pontos de energia e seus respectivos bloqueios no corpo, aparecendo às vezes, na forma de "grãos" ou "caroços "no pé. Fazendo-se massagens nestes pontos do  pé estimula-se a circulação sanguinia nestes lugares  para remover os bloqueios do corpo energético .

 

 

Benefícios das Massagem nos Pés 

 

Os nossos pés estão interligados entre si e com as demais partes do nosso corpo, por isso a sua influência se propaga e interfere no funcionamento de quase todos os nossos órgãos vitais. São os pés, a nossa parte do corpo mais exigida, porque suportam, muitas vezes cansados, o nosso peso durante o dia, fora os choques sofridos pelo impacto causado, quando corremos ou saltamos. 

Ao massagearmos os nossos pés, podemos  experimentar fortes sensações de relaxamento, bem como o alívio das dores eventualmente existentes. Está assim comprovada a teoria de que, todas as nossas regiões de terapia de reflexão estão localizadas nos pés, mais precisamente nas solas dos pés. 

Por isso,  se diz que as massagens regulares nos pés têm um efeito terapeutico para a cura de algumas doenças. Com base nesse principio uma massagem regular nos pés, também pode ter qualidades de cura, porque as zonas massageadas liberam estresse acumulado, prejudicial ao funcionamento dos demais órgãos do nosso corpo e mente. 

Experiências feitas em pacientes que sofreram cirurgias cardíacas, mostraram ter havido uma diminuição significativa nos níveis de estresse destes pacientes após uma massagem nos pés, resultado num longo relaxamento pela diminuição de tensão. Pessoas que fazem comumente massagens nos pés, são menos susceptíveis de sofrerem ataques cardíacos, porquanto as doenças cardíacas estão intimamente  relacionadas  com o bem-estar mental (ou seja, muito estresse pode levar a um ataque cardíaco). As massagens nos pés podem ser diretamente responsáveis por uma melhora de saúde e, nos casos de indivíduos com fortes propensões a doenças cardíacas, funcionam  como forma de prevenção e recuperação, contribuindo para uma saúde geral melhor.

 

Os benefícios de uma sessão de massagens nos pés  são múltiplos : calma e serenidade, melhoria da circulação sanguinia, aumento da energia e emoções equilibradas entre muitos outros. 

As massagens nos pés são adequadas para todas as idades, bem como para uma grande variedade de doenças. As massagens nos pés são benéficas  para os pés doloridos e para a maioria das outras dores no corpo. Quando não conseguimos suportar uma dor, doença ou  pressão de uma parte de nosso, principalmente, devido a inflamações,podemos obter alivio através de massagens nos pés, operadas nas partes correspondentes a cada sintoma.

 

 

Relaxamento e  Bem-estar

 

Através das massagens nos pés, podemos melhorar a sensação de bem-estar e relaxamento. Estudos realizados em pacientes que receberam massagens nos pés depois de receber a cirurgia de revascularização do miocárdio, foram significativamente acalmados, resultando  em um bem-estar psicológico, comparados com outros pacientes que não receberam este tipo de massagens. A massagem nos pés, constitui-se num recurso eficaz para diminuir, não só o estresse pós-operatório e ansiedade, mas também para promover o relaxamento diário em nossas vidas.

 

Náuseas e Alívio da Dor

 

Sentindo náuseas ou dores em geral, uma massagem nos pés fornece o alivio necessário. Estudos realizados pela Universidade de Camberra  na Austrália, para saber se as massagens nos pés podem ser usadas como um instrumento de alivio para pacientes hospitalizados com câncer, mostraram que, em oitenta e sete pacientes que receberam massagens nos pés em intervalos de quatro minutos por cada  pé, as massagens tiveram um efeito benéfico imediato sobre seus  sintomas  de náuseas e dor, com fortes sensações de alivio e ralaxamento da doença. 

Através destes estudos, descobriu-se ainda, que as massagens nos pés podem ser um tratamento complementar para pacientes com câncer, com diminuição  dos sintomas das dores e náuseas causadas por esta doença.

 

Pés Saudáveis

 

As massagens nos pés estimulam os músculos, melhoram a circulação sanguinia no local, diminuiem  a rigidez e tensão, e podem eliminar vários tipos e origens de dor de  acordo com resultados de experiências medicinalmente comprovadas. 

As massagens nos pés são feitas  na posição de sentados ou deitados com vários tipos de massagens e uso de massageadores. Os massageadores mais recomendados e práticos são os massageadores elétricos, porque não só produzem vibrações nas solas dos pés,  como o efeito das vibrações se propagam para outras regiões do pé  (peito do pé, tornezelo, etc). No caso de ter identificado uma grave lesão ou dor grave nos pés,  consulte  sempre um médico para avaliação do problema, antes de fazer qualquer tipo de massagem nos pés , sob pena de  agravamento da lesão.

 

 

Esclerose Multipla

Comprovadamente, as massagens nos pés podem  melhorar os sintomas em pacientes com esclerose múltipla. Estudos realizados em Departamento de  Ortopedia e Reabilitação no  Sheba Medical Center, com 53 pacientes com esclerose múltipla,  em séries  de 11 semanas de tratamentos, mostraram que as massagens nos pés, quando feitas em pontos específicos dos pés , resultaram em efeitos benéficos na função sensorial  motora e melhoraram o funcionamento dos rins nos pacientes com esclerose múltipla.

 

Redução do Cansaço e Estresse

Em pessoas de meia idade, principalmente,  do sexo feminino, as massagens nos pés  podem aliviar os sintomas de estresse e fadiga,  pelo aumento da sua circulação a sanguinia. Estudos  realizados  pelo Departamento de Enfermagem da Faculdade Songwon revelaram que, as massagens nos pés, são eficazes  na redução do estresse e fadiga em mulheres na pré-menopausa (de meia-idade), com efeitos  na circulação sanguínea.

 

 

Melhoria da Circulação e limpeza

 

O sangue que circula pelo corpo é responsável pelo transporte de oxigénio e na nutrição  das células do corpo. O sangue também limpa os resíduos e as toxinas do corpo. 

Porque o fluxo sanguíneo torna-se limitado quando o estresse está presente, massagem nos pés pode ser benéfica, pois diminui o stress e permite que  a circulação do sangue flua livremente.

 

Fonte: Leia mais > www.mirabillis.com.br/

Apenas 12 x R$ 13,96